O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard
Título Original: Splintered
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Gênero: YA, fantasia
Nota: 4.0
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.
Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
"Ás vezes uma chama deve nivelar uma floresta às cinzas antes que algo novo possa crescer."
- Capítulo 20, Sacrifícios
Quem diria que uma história infantil poderia ser tão assustadora? Mas quem diria que uma história infantil é apenas isso?
O Lado Mais Sombrio desconstrói nossa ideia de País das Maravilhas a partir do ponto de vista de Alyssa Victoria Gardner ou simplesmente Al. Alyssa é a última descendente do sexo feminino da linhagem de Alice Liddell, a Alice que Lewis Carroll nos contou. O que poucos sabem é que as meninas carregam a maldição de Alice: o poder de ouvir insetos e plantas, e a possibilidade de se tornar um intraterreno, ou seja, um dos seres que habitam o País das Maravilhas. Até agora a mãe de Alyssa tentou de tudo para protegê-la e afastá-la desse mundo e qualquer contato sobre, mas quando Alison, mãe de Alyssa, corre perigo de - literalmente - se perder em sua própria mente, Al não tem escolha senão seguir a bela mariposa azul que habita seus sonhos.
Nossa protagonista é Alyssa, uma garota que anda de skate, tem gosto duvidoso para combinar roupas e tenta a todo custo ignorar as vozes que só ela ouve - vozes vindas de insetos, flores e plantas. Ela vive com o pai, uma vez que a mãe está internada numa clínica psiquiátrica por sofrer de delírios e alucinações, que na verdade são parte de uma maldição que as mulheres da família Lidell carregam desde que Alice praticamente revirou o País das Maravilhas de ponta cabeça e acabou fazendo com que a Rainha Vermelha caísse do poder. Alyssa, junto com seu melhor amigo/paixão não correspondida/vizinho bonitão Jebediah Holt, ou só Jeb, acabam entrando no País das Maravilhas, guiados por Morfeu, numa tentativa desesperada de salvar Alison antes que seu tempo se esgote.
Morfeu é um dos intraterrenos mais poderosos; ele costumava se aproximar e até mesmo cuidar e brincar com Alyssa quando ela era uma menininha. Com o poder de se transformar em uma belíssima mariposa que se locomove por espelhos, ele convence Al a quebrar a maldição da família e consertar a bagunça que Alice fez no passado.
Ok, a história não é bem assim, meus amigos.
O Lado Mais Sombrio apresenta um País das Maravilhas assustador, com plantas carnívoras, marisco guerreiros, criaturas demoníacas e revela um lado da própria Alyssa que ela não sabia existir, fazendo-a se questionar e questionar tudo aquilo que acreditava;
Teria Alice realmente bagunçado tudo?
Morfeu é amigo ou um inimigo disfarçado?
Afinal: quem é Alyssa Gardner?
"Vermelha e branca,
a florzinha descansando a cabecinha.
Cresça e floresça, seja forte e espertinha,
pois um dia você vai ser rainha."
"Pêssego e cinza,
cresceu a florzinha,
forte ficou e seu caminho encontrou;
duas coisas ainda há que fazer
até finalmente rainha ser."
- Canções de Morfeu para Alyssa
O Lado Mais Sombrio foi minha última leitura das férias e WOW!!!!!!!!!!! Sim, senhoras e senhores: estou completamente obcecada. Uma história muito bem construída apesar de alguns elementos clichês, com um plot surpreendente e personagens mais do que apaixonantes - e assustadores.
Antes de eu falar sobre qualquer coisa, preciso resumir sobre ele. Ele que é meu sonho de consumo, ele que vira mariposa azul mantendo toda elegância e sofisticação, ele que é britboy dos bons: Morfeu. Apaixonada é pouco pra dizer que eu estou por esse homem. Sim, é um personagem ambíguo (com o perdão da piadinha), mas não tem como não se encantar por ele, com suas cartolas de mariposas e tiradas irônicas.
Voltando ao assunto, é magnífico ver como Howard reconta cenas de Alice com um ponto de vista quase que de terror, nos fazendo lembrar passagens da infância e quem sabe até se sentir enganado pela Disney o que não acontece para mim. O triângulo amoroso Jeb-Alyssa-Morfeu apesar de irritar como todos os triângulos fazem, é muito mais engraçado e irônico do que irritante. Jeb é o velho clássico melhor amigo de infância encalhado na friendzone, daquele jeito que já conhecemos. Não podemos culpar Alyssa por ficar dividida entre esses dois maravilhosos - mesmo sabendo que Morfeu é o melhor de longe, me perdoem por isso -, mas não posso deixar de dizer que a razão por ter dado quatro estrelas foi o mimimi e as situações desnecessárias que Alyssa cria tanto com Jeb quanto com Morfeu.
Fora isso, o livro é mais do que maravilhoso. Cenários espetaculares e muito suspense deixam a história gostosa de ler e fazem o leitor pedir por mais. E esse mais vem sim! O Lado Mais Sombrio é o primeiro volume da trilogia Splintered. O segundo livro, Atrás do Espelho já foi lançado no Brasil e o último acabou de sair na gringa, com o título de Ensnared, sem tradução e sem previsão de lançamento aqui até agora. Tem ainda um conto chamado A Mariposa No Espelho, lançado gratuitamente pela Novo Conceito em formato digital; o ebook traz o ponto de vista de Morfeu e Jeb sobre os acontecimentos do primeiro livro, na verdade são cenas que não vimos em O Lado Mais Sombrio, já que os livros são narrados no ponto de vista da Alyssa. Já comecei a ler Atrás do Espelho e assim que tiver superado, trago resenha para vocês, ok?
Eu praticamente imploro a todo mundo que leia essa trilogia porque é simplesmente fantástico esse retelling criado pela Howard, é uma visão singular daquilo apresentado por Lewis Carroll e acredito que os fãs de Alice vão se apaixonar. Então: bem vindos ao verdadeiro País das Maravilhas.
Até a próxima, peps xx
Alguém sabe o porquê de "pêssego e cinza"?
ResponderExcluiré o conflito entre o lado humano e o lado sombrio dela!
Excluir