quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Meta de Leitura



Mil matérias para dar conta e cada mês lançam mais livros que você aguardava ansiosamente, ou aqueles que você quer reler já faz algum tempo. Entre manter as notas altas - gratificação pessoal sempre, meu novo lema - e conseguir ler tudo o que tem vontade existe um caminho bem complicado.
Baseando em minhas experiências pessoais (quem disse que a vida de universitária é igual a Legalmente Loira mentiu!) e algumas coisas que já li e ouvi, trago dicas para ajudar vocês a se organizarem sem deixar de lado o que der vontade de ler.


1. Leia sempre que puder: preso naquele engarrafamento? mofando na sala de espera do dentista? terminou o almoço/lanche e sobraram alguns minutos? Leia! Pense que entre gastar tempo vendo besteiras no facebook, você poderia estar adiantando um pouquinho do que quer ler (mas nunca abandone o candy crush!)

2. Monte estratégias: época de provas não tem jeito, ou você revisa tudo e se prepara - estudar de ultima hora não serve, dica bônus para vocês - ou uma nota vermelha is coming. Para conseguir ler durante esse período, crie uma meta dentro da meta: comece por exemplo, definindo quantas páginas vai ler por dia ou quantos capítulos se puder, assim você acaba aproveitando mais a leitura sem deixar os estudos de lado.

3. Tamanho aqui é documento: é muito simples porém cruel: se você acha/sabe que não terá muito tempo para ler, escolha livros que caibam dentro desse tempo. Mas não adianta pegar As Crônicas de Fogo e Gelo para ler em plena véspera de vestibular, né? Além de atrapalhar seu rendimento nas aulas, não vai lhe deixar focar bastante no livro. Observe sua meta e veja quais livros se encaixam em seu tempo disponível e aí assim, aproveite bastante.

4. Controle o bolso: aprendi isso da pior forma; comprar livros que você não poderá ler tão cedo só faz com que você queira lê-los ainda mais, e isso com certeza vai te fazer ou sair da meta ou trocar os estudos pelo livro (outra coisa que não recomendo, já levei bomba em química por virar a noite com Twilight.). Compre o que você pretende ler durante as próximas semanas ou dias, enfim, durante o tempo que puder. A não ser em casos de promoções, aí por favor, compre a vontade.

5. Leitores onívoros vivem melhor: já que é para ler, vamos celebrar a variedade. Aproveite para incluir os livros da escola/faculdade na sua meta. Matando dois coelhos em uma cajadada só, você transforma obrigação em diversão. Aproveito aqui para pedir: não vejam os livros indicados como um "tarefa"; talvez alguns deles acabem se tornando seus favoritos, por quê não?


Ler é uma das melhores atividades de todas, mas quem diria: também deve ser feita com consciência. Com organização e boa vontade dá para conciliar leitura e todas as tarefas do dia a dia sem sair prejudicado.
E vamos ler mais, ok?
Até a proxima xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário