domingo, 28 de junho de 2015

Resenha: Para Todos os Garotos que Já Amei - Jenny Han

Para Todos os Garotos que Já Amei


Título original: To All The Boys I've Loved Before
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Gênero: YA
Nota: 4,0
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

"[...] Sempre gostei mais do primeiro dia de aula do que do último. Começos são sempre melhores que términos."
Lara Jean - Capítulo 15, p. 61



Para Todos os Garotos que Já Amei gira em torno de 5 cartas de amor. Lara Jean tem o costume de, quando ela decide parar de gostar de um garoto, ela o escreve uma carta. Mas essas cartas nunca JAMAIS poderiam ser enviadas, uma vez que Lara diz ali tudo o que sente pelo garoto, sem a menor timidez. Depois de escritas, as cartas são guardadas em uma caixa de chapéu azul petróleo, presente de sua mãe. Ia tudo muito bem até Kavinsky – ou Peter K – abordar Lara Jean no colégio no começo do ano letivo questionando sobre coisas escritas na carta.
Sim, as cartas haviam sido enviadas.
Lara Jean Song Covey é a irmã do meio de três meninas. Quando sua irmã mais velha Margot se muda para Escócia para estudar, ela se sente responsável por cuidar do pai e da irmã mais nova Kitty. A mãe delas morreu quando Kitty era só uma menininha, fazendo com que as irmãs se unissem e tomassem conta umas das outras. Apesar de tudo, a vida de Lara Jean não era ruim de todo, até que as mudanças começaram a acontecer.
Primeiramente, com ida de Margot, Lara Jean assume o cargo de irmã mais velha. Claro que nada disso é simples, principalmente quando se tem 16 anos. Como se não fosse suficiente, seus sentimentos por Josh - ex-namorado de Margot -, que tinham sido guardados e até esquecidos ao longo dos anos voltam com força total. Mas com o envio das cartas, apesar de só 3 das 5 serem significantes, tudo muda. O propósito dos segredos é se manterem assim, secretos, certo? Agora Lara Jean terá que lidar com as consequências de suas cartas e perceber que tudo tem um lado bom, inclusive crescer.



"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo."

- Lara Jean, Prólogo


Esse livro era provavelmente um dos que eu estava mais ansiosa na vida para ler, sério. Desde que saiu lá nos EUA eu fiquei louca com a premissa e estava nos meus planos lê-lo em inglês, até que a maravilhosa editora Intrínseca me deu a notícia em plena turnê que essa fofice ia ser lançado aqui. E bem pertinho do meu aniversário!!!!
Voltando ao foco, Para Todos os Garotos é um livro fofamente fofo com tudo que eu amo em um YA, mas quero fazer algumas ressalvas. Antes disso, vou contar um pouco mais da história.
Misteriosamente, as cartas de desamor, sim desamor que Lara Jean Covey Song, irmã do meio de três irmãs, escreve quando decide se desapaixonar dos seus crushes são enviadas a eles! E dessas cartas - cinco no total -, duas são especialmente cruciais: a carta para Josh e a carta para Kavinsky. Sem dar muito spoiler, Josh foi o primeiro amor de Lara Jean; ele é o vizinho, amigo com jeito de irmão mais velho e sorriso doce... e também é o recente ex-namorado da irmã mais velha de Lara, a Margot. Já deu para ter noção do tamanho da complicação, principalmente quando Josh dá sinais confusos a respeito do que sente pela Lara. A outra carta e eu diria que tudo nesse livro é desencadeado por ela, foi enviada a Peter Kavinsky, o antigo Peter K; Kavinsky foi o cara com quem Lara Jean deu seu primeiro beijo, eles faziam parte do mesmo grupinho até que Genevieve, ex-melhor amiga de Lara Jean e olhem só! ex-namorada de Kavinsky começou a se afastar... coisas de ensino médio, acontece com todos nós nessa idade, certo?
Ia tudo muito bem, se com muito bem você considerar que Lara Jean estava tendo que lidar com a ida da irmã e toda responsabilidade em cima de si, sentimentos esquecidos vindo a tona assim como novos sentimentos surgindo, até que Lara Jean beija Kavinsky no meio do corredor no primeiro dia de aula e pede desesperadamente que ele finja ser seu namorado até que Josh tome posição quanto ao que sente. Acho que todos nós sabemos como essa coisa de namorado fake vira uma bola de neve, né?







"[...] Peter corre até mim e me ajuda a descer.
- Seus amigos são malucos - comento, quando meus pés tocam o asfalto.
- Eles gostam de você.
- Sério?
- É. Eles odiavam quando eu trazia a Gen. Mas não se importam de você ficar com a gente. - Peter passa o braço por cima dos meus ombros. - Vamos, Laranjinha. Vou levar você para casa."

- Kavinsky e Lara Jean - capítulo 36, p.156






Gente do céu, eu queria ter postado essa resenha no dia dos namorados como parte do especial, mas acontece que o meu namorado monopolizou meu tempo e não tive como postar, culpem ele, ok? Como eu disse lá em cima, esse foi um dos livros que fiquei mais ansiosa para ler... Infelizmente, aprendi a parar de criar expectativas demais. Não me entendam mal, esse livro foi maravilhoso mesmo, só que eu esperei MUITO e não foi tudo que eu queria, sabem? Mas isso não atrapalhou nadinha, não mesmo. Aliás serviu para me ensinar a não ir com tanta sede ao pote, então: obrigada Lara Jean e companhia hahaha
Eu passei a fase dos YA em minha vida pessoal, mas nunquinha que eu vou passá-la na minha vida literária. Não sei se já falei aqui que esse é meu gênero favorito, talvez por eu me identificar muito com tudo que os personagens vivem ou coisas assim. Para Todos os Garotos que Já Amei me apresentou várias situações familiares e confesso que previ tudo que ia acontecer, não por ser um livro previsível, mas por ter passado essa fase anos atrás. É até um pouco engraçado como na época cada coisa parece um bicho de sete cabeças e hoje podemos ver com mais clareza. Adolescência é isso aí.



(nem gastei post-it, né?)

E vamos a minha parte favorita: os boys! Abana que faz calor quando Kavinsky sorri!!!! Nossa, que que isso, moço? Como a Júlia (a outra dona do Ladies and Books, beijo Jubs <3) bem disse: esse menino é uma espécie de James Dean mais novo que olha só... *sighs*. Antes de falar do Josh, quero contar da minha crush pelo Lucas: que fofo, sério. E o Josh, bom não tem o que falar, acho que todas nós merecemos um Josh na porta ao lado.
Eu dei quatro estrelas a esse livro por algumas coisinhas como por exemplo as vezes que Lara Jean dramatizou além do que devia e as vezes que o Kavinsky foi babaca - dá para acreditar? -, mas acho que foi implicância minha hahaha. Recomendo esse livro a todos vocês que estão procurando por um livro fofo cheio de amorzinho e uma história gostosa. Para nossa alegria a continuação, sim, tem continuação, "P.S. I Still Love", sai no começo do ano que vem também pela Intrínseca. Agora é segurar a ansiedade e esperar.
Espero que vocês tenham gostado, essa foi uma das resenhas que eu estava mais animada para dividir com vocês e até a próxima. xx 

Nenhum comentário:

Postar um comentário