quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Jane Austen Day 2014

                               

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”.

Levante a mão aquele que lembra a primeira vez que leu essa frase e mal conseguiu parar de ler. Bom, você não está sozinho. Estamos falando de Orgulho e Preconceito, o clássico inglês que fez e ainda faz pessoas suspirarem por todo o planeta. Quantas vezes já ouvimos falar em Sr. Darcy e Elizabeth Bennet? Ou nas irmãs Dashwood, talvez na Abadia de Northanger? Isso tudo graças a ela, a nossa maravilhosa e criativa autora, que completaria 249 anos em 16 de dezembro de 2014. Estamos aqui hoje para desejar um 


HAPPY JANE AUSTEN DAY!


Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, no Reino Unido em 16 de dezembro de 1775. Suas obras são conhecidas pelo toque irônico e por já colocarem a mulher a frente em uma época onde os direitos femininos não eram reconhecidos. Seus romances são considerados atemporais por tratarem de assuntos que sempre estão rondando a sociedade.


 "Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas."
 Meu feliz aniversário super especial para Mrs. Jane tem dois significados hoje: primeiro, a ideia do blog e o nome dele são inspirados pelas obras dela. Quando surgiram os planos para o L&B, eu visualizei Lizzie Bennet lendo na sala de jogos de Netherfield enquanto Caroline Bingley tagarelava sem parar e Darcy fazia o maior esforço para evitá-la. O outro significado foi uma coisa que praticamente mudou minha vida toda; ano passado, quando eu estava escolhendo o que cursar na faculdade, foram as obras de Austen, juntamente com Dickens e Shakespeare que me fizeram ver o quanto eu amo literatura a ponto de levar isso a sério. E aqui estou rumo ao terceiro semestre de Letras com foco em Literatura Inglesa. Obrigada, Jane.






"Devo ater-me a meu próprio estilo e seguir meu próprio caminho. E apesar de eu poder nunca mais ter sucesso deste modo, estou convencida de que falharia totalmente de qualquer outro."





Lizzie e Jane, Marianne e Elinor, Emma, Catherine, Anne e Fanny. Cada uma e todas essas mulheres que, sob as mãos de Jane, se faziam notar e iam atrás de seus ideais há dois séculos. E não preciso nem começar a falar de Mr Darcy *sighs*, Edward, Thomas, George e os vários cavalheiros britânicos pelos quais nos apaixonamos ao decorrer das páginas. Definitivamente, Jane sempre sabia o que estava fazendo.





Mesmo duzentos anos depois, Jane continua sendo uma das autoras mais lidas no mundo todo e não são poucas as adaptações de suas obras. Hoje vou indicar duas das minhas favoritas para vocês comemorem o Jane Austen Day de vocês ou simplesmente assistirem até enjoar.
 


Orgulho e Preonceito (2005)

É uma das mais famosas adaptações do livro homônimo, com um elenco incrível e cenários lindos.
Eu vou confessar que já não sei mais ler sem imaginar a Keira como Lizzie e o Matthew como Darcy. Um destaque para o elenco das irmãs Bennet que conta com Jena Malone e Rosamund Pike. Como toda adaptação, não tem como contar exatamente igual o que está no livro, mas vocês podem apostar que foi muito bem adaptado.




O Diário de Lizzie Bennet

Ok, aqui está a minha mais nova obsessão. O Diário de Lizzie Bennet é uma web série com formato de vlog e muita comédia que fez uma completa releitura de Orgulho e Preconceito muito moderna e divertida. Estreou em 2012 e teve 100 episódios, sendo encerrada em 2013. Cada episódio tem entre 2 e 5 minutos e é contado por Lizzie Bennet, uma estudante de comunicação de 24 anos, que mora com seus pais, sua irmã mais velha Jane e sua irmã mais nova Lydia. Vou deixar vocês assistirem para descobrirem as semelhanças entre o livro e a série, que aliás originou um livro também chamado Os Diários de Lizzie Bennet (prometo que assim que eu tiver lido, vai ter resenha aqui!). Quem quiser assistir e morrer na fofura, é só ir no canal da Lizzie no youtube (clica aí, gente!), vale super a pena.




Espero que tenham curtido esse post feito com muito carinho nessa data tão especial que é o Jane Austen Day. Que todas encontrem e tenham paciencia para aturar um Darcy na vida e até o próximo post xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário