quarta-feira, 6 de agosto de 2014

If I Stay - Gayle Forman



Faltando pouco menos de um mês para a estreia da adaptação cinematográfica de If I Stay - Se Eu Ficar, trouxe um pouquinho da história para quem não conhece (free spoilers, ok?) E para quem já conhece, vamos suspirar mais um pouco.





 
       
                                     Capas de Se Eu Ficar - brasileira e americana                 


Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 



Eu relutei um pouquinho em ler Se Eu Ficar porque sou muito fraca quando tem drama desse jeito, mas se eu soubesse que ia ser tão incrível teria lido antes. Sim, não teve como não sofrer com o a dor de Mia Hall, tão nova e já com tanto trauma, mas está além disso: você se apega a cada personagem que a Gayle criou, você vive a história da Mia e quer ajudar nas decisões dela... eu amo livros que fazem isso com a gente. Adam Wilde é mais um desses namorados fictícios que dariamos qualquer coisa para ter na vida real e essas coisas me frustram, bem como Kim e a família de Mia. Apesar do drama envolvido, Se Eu Ficar passa uma mensagem muito linda sobre pelo que vale a pena viver, qual o sentido do amor na sua vida. Cada memória de Mia, cada acorde  do violoncelo, é como se estivéssemos ali do lado, como se também fôssemos parte da família, fica muito claro que ela tem pelo que lutar e é ao mesmo tempo lindo e doloroso vê-la lutar. O livro tem apenas 244 páginas e foi relançado com a capa do filme pela Novo Conceito no último dia 01, sexta feira.

A continuação de Se Eu Ficar, Where She Went - com o título de Para Onde Ela Foi e data de lançamento em novembro aqui no Brasil -, é contada pelo ponto de vista do Adam. Eu terminei de ler tem alguns dias e logo posto a resenha aqui. Minha dica é: leiam Se Eu Ficar antes de lerem a resenha de Where She Went porque spoilers são inevitáveis.

Sobre a adaptação, assim que acabei de ler corri para ver o trailer e olha, esse filme vai ser uma coisa. Do elenco ao roteiro - que até então está me parecendo bastante fiel -, recomendo que vocês levem as caixinhas de lenço ao cinema, ok? Chloë Grace Moretz é uma atriz que eu gosto muito e o Jamie Blackley é Adam do jeitinho que eu imaginei, nem tem como dizer  o quanto estou ansiosa. O filme chega aos cinemas dia 04 de setembro, tempo suficiente para todo mundo ler o livro antes, certo?

“Se você ficar, eu faço o que você quiser. Eu largo a banda, vou com você para Nova Iorque. Mas se você precisar que eu vá embora, eu faço isso também. Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você assim se eu não te perder hoje.  
Eu te deixo ir. Se você ficar.” 
                                                                             - Se Eu Ficar, pág 222


Pode parecer um livro bem corrido, mas Se Eu Ficar tem a medida certa para fazer compreender o que o amor pode fazer na vida de alguém, seja pelo que for esse amor. Dei cinco estrelas a ele porque não tinha como dar mais. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei e apreciem  a escrita leve da Gayle. Até a próxima xx.








Créditos da foto: Lari  ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário