quarta-feira, 8 de abril de 2015

Resenha: Atrás do Espelho - A.G. Howard



 Atrás do Espelho - A. G. Howard





Título Original: Unhinged
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 400
Gênero: YA, fantasia
Nota: 3.5
Sinopse: Em O Lado mais Sombrio , a releitura dark de Alice no País das Maravilhas , Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres.
No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono.
Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real , Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama.




 "Mais uma coisa: o País das Maravilhas e eu somos a mesma coisa. Se você ama um, ama o outro. Você é o País das Maravilhas também."
- Capítulo 19, Doce Veneno





Antes de começar a falar sobre Atrás do Espelho, tenho que ressaltar: a leitura de A Mariposa no Espelho - o conto sob o ponto de vista de Morfeu e Jeb - é necessária para entender a motivação de Morfeu nesse livro. O conto foi lançado em formato ePub gratuito pela Novo Conceito, vou deixar o link para download, ok?
Em Atrás do Espelho, um ano se passou desde que Alyssa deu as costas ao País das Maravilhas, mas é claro que o País das Maravilhas não a abandonou, principalmente em seus sonhos, todos mostrando destruição, abandono e desolação. As vésperas de seu baile de formatura, a maior preocupação de Alyssa é falta de atenção de Jeb, que anda muito preocupado com trabalho. Mas até quando Alyssa vai ignorar o apelo - cada vez mais gritante em seu sangue literalmente? A Rainha Vermelha ainda está solta e quem sabe de onde ela pode aparecer?
Morfeu não desistiu de conquistar Alyssa e torna-la rainha regente do País das Maravilhas, e quando ele quer, ele tem. Morfeu talvez seja o único a notar o que está realmente acontecendo: tem mais alguém atrás de Alyssa, alguém além da Vermelha, alguém que quer vingança. Para Alyssa se salvar, suas memórias sobre Alice Através do Espelho e o que ela encontrou por lá são a chave. Brinquedos possuídos, madeira com dentes, trens para lugar nenhum, mosaicos de sangue e previsões. O que estaria por trás de tudo isso?
O pobre mortal Jebediah Holt não se lembra de sua passagem pelo País das Maravilhas. Jeb agora é um pintor com uma carreira promissora e seu amor por Alyssa é o que o motiva. Quando uma misteriosa cliente o contrata, Jeb mergulha de cabeça em suas obras, sem notar que memórias ocultas despertam a cada pincelada. Não se pode fugir das memórias, mesmo que você não saiba que elas estão lá.



"Minha florzinha presa aí no meio usando a malícia como uma rainha; esconde a verdade, é cruel e mordaz, mas, acima de tudo, meu coração satisfaz."    

- Canção de Morpheus para Alyssa


  

     
"Com ele, não há nada branco e preto. Ele é um retrato caótico feito de todos os tons de cinza."
 - Capítulo 19, Doce Veneno
 

Atrás do Espelho foi um verdadeiro teste para cardíaco. O tanto de vez que eu prendi a respiração com esse livro não foi pouco. Em compensação, Alyssa estava extremamente chata. Sério, essa foi a razão para a nota ser 3.5. As burrices que ela fazia, meu deus, me peguei brigando com o livro diversas vezes, foi complicado.
Eu já tinha lido Alice Através do Espelho quando era pequena, mas não me lembrava de muita coisa. Acho maravilhosamente aterrorizante a forma como a A. G. distorce os originais do Carroll para esse ponto de vista sinistro; eu conversei com ela no twitter (inclusive ela me segue agora!! sempre trocamos mentions, ai meu coração!!!!!) a respeito dos brinquedos sinistros - francamente, palhaços possuídos assustam qualquer pessoa - e ela me contou muito fofamente que se inspira nela mesma e nos próprios medos para escrever. Outra coisa que adorei foi ver o desenvolvimento da Alison, uma personagem que gosto muito e teve destaque merecido nesse livro. Não preciso nem falar do Morfeu senão ficarei aqui a vida inteira falando o quanto sou apaixonada nesse moço, não só eu como visto, aliás. Foi hilário ver aquelas meninas penduradas em Morfeu quando ele sabe que o coração dele só tem lugar para Alyssa.
O terceiro e último livro continua sem previsão aqui. Entrei em contato com o pessoal da Novo Conceito e eles disseram que assim que tiverem data vão avisar. Creio que demorará um tantinho já que o livro lançou lá fora em janeiro. Mês passado foi lançado um 3.5, um conto que se passa após o terceiro livro, com o título de Untamed. Para deixar vocês curiosos: a capa dá a entender que Alyssa está vestida de noiva... hehehe
Enquanto isso, estarei órfã de Morfeu e do País das Maravilhas. Me acompanhem nessa sofrência e leiam Atrás do Espelho também!

Vocês podem baixar A Mariposa no Espelho clicando aqui
Até a próxima xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário