sábado, 15 de novembro de 2014

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell


Título: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de páginas: 424
Gênero: Young Adult
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso.
Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


"A vida real era algo que acontecia em sua visão periférica."
                                                                      - Capítulo 35 



Já começo essa resenha dizendo que Fangirl foi o melhor livro de 2014. Quando soube da existência desse livro não havia nem previsão de lançamento no Brasil; fiquei louca porque me apaixonei pela Rainbow com Eleanor & Park e principalmente por Fangirl me passar a sensação de "conforto". E realmente, eu me senti em casa com a Cath. Me identifiquei totalmente, principalmente em relação a ser fangirl no sentido pleno, daqui a pouco falo mais disso.
Cath e sua irmã gêmea Wren estão indo para o primeiro ano na faculdade, coisa nada fácil. Mudança de casa, ficar longe do pai, novas experiências... Cath não queria nada disso. Enquanto Wren mal via a hora de ser universitária com todos os benefícios incluídos, Cath só queria se enrolar e escrever sua fanfic "Vá em frente, Simon". Ah, sim" Simon Snow, o sentido de tudo na vida de Cath. Uma espécie de Harry Potter (e haja semelhança com Harry, adorei essa sacada da Rainbow!) que é nada mais, nada menos do que o maior fenômeno literário do mundo... pelo menos do delas. Até então Cath e Wren eram as maiores escritoras de fanfiction do mundo de Simon Snow... até então.
As gêmeas moram com o pai, um adorável e meio maluquinho publicitário que criou as filhas com o maior amor e dedicação que elas poderiam ter, já que a mãe abandonou os três quando elas eram mais novas. Se para o pai e Cath a saída de casa foi nada fácil, Wren praticamente correu para o campus na primeira oportunidade que teve.
Se por um lado ir para faculdade aparentava ser esse pesadelo todo, uma coisa boa aconteceu e ela atendia pelo nome de Levi. Ah, Levi. Todas nós fangirls/geeks/esquisitas que somos merecemos um Levi na vida. Não só ele mas Reagan também, afinal, qual de nós não tem aquela amiga que não entende uma palavra do que dizemos quando começamos a dar uns surtos? Entre aulas de escrita criativa com Nick e uma inclusão no mundo universitário, seguramos Cath pela mão e acabamos por nos perder e nos achar junto com ela.
Rainbow é essa pessoa maravilhosa que conhecemos que mescla deliciosas cenas fofas com dramas reais, criando personagens fortes com problemas de verdade. Deixando de lado o fato que eu choro com praticamente tudo, fiquei bem afetada pelo relacionamento das meninas com a mãe, foi algo notável.
O que me fez escolher Fangirl como o melhor livro do ano foi o simples fato de saber que eu não estou sozinha. Várias pessoas em todo mundo através do tumblr, do twitter e varios outros lugares compartilharam desse sentimento; saber que mais pessoas levam a sério essa coisa de ser fã, seja você ficwriter (todas nós ficwriters devíamos nos inspirar em Cath e terminar nossas fanfics hein??), fanartist ou simplesmente fã. Não se deixem menosprezar quando os outros dizem que é besteira ou só uma fase, mas também não deixe que isso te exclua do mundo lá fora. Saia, faça amigos novos, viaje, namore. É possível fazer tudo isso E ser fangirl - experiência própria! 
Recomendo Fangirl não só a todos que querem achar um cantinho de conforto, mas a todos que querem uma leitura fofa, engraçada e reflexiva sobre crescer, sobre quem você é, sobre a vida como a Rainbow sempre escreve.
Espero que vocês tenham gostado e até logo!



Um comentário:

  1. Amei a resenha e agora estou mais do que nunca interessada por esse livro!! Parece ser muito bom e só pelo fato da protagonista viver o que vivo há tempos e confesso que abandonei de uns tempos pra cá, já me ganhou. Vou ler e espero ressuscitar dentro de mim o primeiro amor ao universo fanfiction. <3

    ResponderExcluir