quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Resenha - Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven






Título Original: All The Bright Places
Editora: Seguinte
Número de páginas: 336
Gênero: YA
Nota: 5
Sinopse: Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.




"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."

- Violet - A Última Andança


Várias pessoas me recomendaram esse livro e quando li que parecia uma mistura de Eleanor & Park com A Culpa É das Estrelas já pensei: vou sofrer demais.
E parece que a fórmula para um YA maravilhoso é na verdade essa mesmo: tratar de problemas reais de um jeito que nós tenhamos a força para enfrentá-lo, e Por Lugares Incríveis faz isso muito bem.
A história começa com Theodore Finch Jr., ou simplesmente Finch em mais uma de suas tentativas de suicídio - elas são frequentes durante a história, acompanhadas de dados e citações -, dessa vez ele planeja pular da torre do sino da escola, onde encontra Violet Markey lá. Ela anda com os populares, namorava o cara mais bonito do colégio... E finge gostar de tudo isso desde que a irmã Eleanor morreu em um acidente de carro. Finch ajuda Violet a sair do parapeito e ela faz o mesmo com ele, infelizmente só a última cena é vista pelos alunos da escola e Violet é a nova heroína, aquela que salvou Finch "Aberração" de uma morte deplorável.
Isso marca o ínicio de uma amizade muito relutante pela parte de Violet - ou Ultraviolet Markante, como Finch o chama. Graças a um trabalho, os dois saem pelo estado conhecendo lugares simples, bonitos, feios, grandiosos, peculiares... tudo que possa ser considerável incrível.




Finch é um garoto um tanto quanto complicado, diagnosticado com distúrbio bipolar, apesar dele e da família se recusarem a aceitar isso. Com constantes "apagões" mentais, crises de ansiedade e surtos de raiva, ele é chamado de Aberração pelos valentões do colégio. É um personagem completamente apaixonante e delicado também; é muito lindo ver a evolução dele com Violet, e de partir o coração suas cenas em meio a depressão e crises.
Violet se culpa por tudo, inclusive a morte da irmã, da qual ela não tem a menor culpa. Ela se transforma em uma pessoa completamente diferente depois do acidente de Eleanor, apesar de ainda andar com os populares, os quais ela não suporta. Sua amizade com Finch e consequentemente o amor dos dois a ajuda a superar alguns traumas, mesmo que o medo de perder tudo novamente seja eminente.




"Você tem que viver sem arrependimentos É mais fácil fazer a coisa certa desde o início pra que não tenha que pedir desculpas depois."
- Finch - Dia 15 (Ainda estou desperto)


Quando terminei esse livro quase uma da manhã, meu coração despedaçado e o rosto inchado de chorar cheguei a conclusão que na verdade está mais para uma mistura de Quem É Você, Alasca? com As Vantagens de Ser Invísivel e toques de Os Treze Porquês e Cidades de Papel. Sim, exatamente isso aí que vocês estão lendo. Por Lugares Incríveis tem elementos de um bom e sofrível YA, com personagens marcantes e cenas de acabar com qualquer um. Talvez seja um livro triste, mas ao mesmo é um livro que te faz pensar, que te faz ver qual realmente o sentido de viver um dia de cada vez, de ter dias felizes perto de quem amamos e que nada dura para sempre. Vale a pena dar uma olhada na nota da autora no final, muito emocionante também. 
Uma das razões por eu ter dado cinco estrelas a esse livro, mesmo sofrendo demais é que temas delicados como esses merecem ser abordados como são, sem maquiagem, sem "açúcar por cima" digamos assim. Por mais doloroso que seja, é uma triste realidade para muitos jovens e até adultos. Apesar de tudo, a autora consegue passar uma mensagem maravilhosa que eu garanto: se aplica a todo mundo.
Se você acredita que o dia perfeito existe, se você viveu um dia perfeito ou quer vivê-lo: Por Lugares Incríveis espera você.

Espero que tenham gostado, peps!
Até a próxima xx




Fotos by: Júlia e Gabriel 

Um comentário:

  1. Nossa, estou louca por esse livro! Precisando muito! Os comentários são sempre os melhores!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/
    @psicoseliteraria

    ResponderExcluir